quinta-feira, 5 de maio de 2011

Novo método faz diagnóstico mais preciso do cancro

Um novo método de diagnóstico por imagem está a obter resultados precisos na detecção de cancro de mama, tiróide e doenças hepáticas. A elastografia com Toque Virtual (VTE) tem apresentado resultados mais eficazes do que os exames tradicionais, evitando indicações positivas para enfermidades inexistentes ou ignorando ocorrência de doenças já em curso.
A alta margem de acerto do procedimento se deve ao exame do aspecto elástico dos tecidos saudáveis e cancerígenos. Uma onda virtual, irradiada através de uma sonda infiltrada na região avaliada, checa a elasticidade dos tecidos, detectando até mesmo tumores discretos, o que oferece resultados mais confiáveis e seguros.
De acordo com o Instituto Kerr o método também pode ser usado para diagnósticos menos agressivos de doenças do fígado, como fibroses hepáticas e hepatites B e C. Isso porque a forma alternativa de detecção de enfermidade dispensa a biopsia hepática, que pode provocar hemorragia ou complicações.
Além disso, ao contrário da biopsia, que avalia apenas um fragmento, o VTE examina toda a extensão do órgão, proporcionando um diagnóstico mais apurado. Dessa forma, o paciente também recebe mais rápido a melhor indicação de tratamento, aumentando as probabilidades de cura.


Sem comentários: